Geral
G7 abre possibilidade para encontro de Lula com Trump e Zelensky
Itamaraty preferiu confirmar apenas reunião com Carney
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou nesta sexta-feira (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na próxima semana, no âmbito da cúpula do G7, mas evitou comentar a possibilidade de encontros com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky.
"Oficialmente, a confirmação que há, porque foi uma manifestação do próprio presidente Lula, é a bilateral com o primeiro-ministro do Canadá", declarou o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, durante coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty.
Questionado sobre eventuais encontros com Trump e Zelensky, o diplomata explicou: "A avaliação sobre outras bilaterais deve acontecer, mas, como já falei, não costumamos declinar os nomes dos países que solicitam por uma razão muito simples: porque, às vezes, é impossível encaixar na agenda. Então seria descortês, diplomaticamente, [divulgar] a lista dos países." Esta será a primeira cúpula em que Lula e Trump estarão presentes simultaneamente desde que o republicano assumiu seu mandato. Segundo a CNN Brasil, Zelensky teria solicitado uma reunião bilateral com Lula durante o encontro do G7 no Canadá.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5DOAÇÃO
Junho Vermelho: campanha aposta na solidariedade do doador de sangue


