Alagoas
Semarh emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Alagoas até segunda-feira
A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta meteorológico para a possibilidade de chuvas fortes e ventos intensos em diversas regiões do estado. De acordo com o órgão, a previsão é de instabilidade no tempo até a próxima segunda-feira (16), com risco de transtornos em áreas urbanas e rurais.
A análise mais recente da equipe técnica da Semarh indica que as regiões do Litoral alagoano, incluindo a capital Maceió, além da Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste, devem registrar chuvas de intensidade moderada a forte. A ocorrência de rajadas de vento em pontos isolados também está prevista.
Cenário meteorológico instável
Segundo a Semarh, a instabilidade atmosférica é causada pela formação de áreas de baixa pressão próximas à costa de Alagoas. Nas próximas 48 horas, esse fenômeno pode favorecer o acúmulo significativo de água em curtos períodos, elevando o risco de alagamentos, especialmente em locais com drenagem precária.
O alerta destaca ainda que a força dos ventos pode causar queda de árvores, destelhamento de residências, danos a placas e estruturas mal fixadas, exigindo atenção redobrada da população.
Sem risco de transbordamento de rios
Apesar do cenário de alerta, a Semarh tranquiliza a população informando que, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado. Ainda assim, o órgão segue monitorando a situação em tempo real.
Recomendações
A secretaria orienta os moradores das áreas afetadas a:
Evitarem transitar em ruas alagadas;
Não se abrigarem debaixo de árvores durante ventos fortes;
Verificarem e reforçarem estruturas como telhados e placas.
A Semarh reforça que novos avisos serão emitidos caso a previsão meteorológica se agrave ou haja alterações significativas no quadro climático.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


