Internacional
Rússia planeja novos ataques ao setor de energia da Ucrânia, diz Zelenski
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, afirmou neste domingo, 15, que a Rússia está planejando novos ataques ao setor de energia da Ucrânia. Na visão de Zelenski, não há sinais de que o governo russo esteja levando a sério a diplomacia para acabar com a guerra.
"Apesar de todas as promessas do presidente russo, Vladimir Putin aos Estados Unidos e a outros países no mundo que buscam a paz, a Rússia continua atacando instalações de energia civil na Ucrânia", afirmou Zelenski, em publicação no X.
Segundo o presidente ucraniano, o ministério de Energia da Ucrânia repassou informações sobre a ameaça à infraestrutura para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e para o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff. Já o ministério de Defesa da Ucrânia informou o ministério de Defesa dos EUA.
Zelenski afirmou que "não há sinais de que alguém em Moscou esteja se preparando para acabar com a guerra ou levar a diplomacia a sério". No post, o presidente ucraniano avaliou ainda que os potenciais ataques da Rússia à Ucrânia "podem ser menos visíveis para o mundo agora, porque todos os olhos estão voltados para a situação no Oriente Médio".
Em reação, Zelenski disse que se reuniu com militares, o Serviço de Segurança e autoridades do governo para discutir como proteger a infraestrutura do país, definindo tarefas para fortalecer a defesa aérea.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
2
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
3FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027

