Geral
Projeto quer tornar sanduíche 'buraco quente' patrimônio cultural imaterial de SP
Um projeto de Lei do deputado estadual Paulo Correa Jr. (PSD), protocolado na semana passada, propõe tornar o sanduíche "buraco quente" patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. O lanche, feito de pão francês recheado com carne moída, é tradicional em festinhas familiares e lanchonetes paulistas.
De acordo com o relator, o "buraco quente" foi criado na cidade de Pariquera-Açu, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, e é uma "tradicional expressão da cultura alimentar", por isso deveria se tornar patrimônio cultural imaterial.
"Reconhecer oficialmente o buraco quente como prato típico significa fortalecer a identidade cultural, incentivar o turismo gastronômico e promover a divulgação das tradições locais, contribuindo para a valorização da cultura alimentar do vale do ribeira", escreve Correa Jr no projeto de lei.
"Ao longo dos anos, o buraco quente consolidou-se como uma iguaria presente em reuniões familiares, festas comunitárias, eventos escolares, quermesses e festividades tradicionais da cidade (de Pariquera-Açu), tornando-se parte do cotidiano e da memória afetiva dos munícipes."
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


