Internacional
Governo reforça alerta para que brasileiros não viajem para Israel
Baixar
O Ministério das Relações Exteriores reforçou, nesta segunda-feira (16), o alerta para que brasileiros não viajem a Israel. Desde outubro de 2023, quando o conflito com o Hamas foi intensificado, o Itamaraty desaconselha toda viagem não essencial ao país. De lá pra cá, mais de 1.400 brasileiros foram retirados de Israel em aeronaves da Força Aérea Brasileira.


O Ministério afirmou ainda que os políticos brasileiros que foram para o país ignoraram esses alertas.
Segundo o Itamaraty, duas comitivas, formadas por prefeitos, secretários e parlamentares, viajaram para Tel Aviv, a convite do governo do país, para participar de um evento de segurança pública. Mas com a escalada das tensões entre Israel e Irã e o fechamento do espaço aéreo da cidade israelense, as autoridades brasileiras não conseguiram sair de Israel.
Nesta segunda-feira, o ministério das Relações Exteriores coordenou a retirada, por via terrestre, de um primeiro grupo de 12 políticos, que passou pela Jordânia e seguiu para a Arábia Saudita, onde vai embarcar em um jato particular rumo a João Pessoa, na Paraíba.
O Itamaraty informou que ainda restam 27 autoridades brasileiras que permanecem em território israelense aguardando transporte de volta para o Brasil.
Internacional 27 autoridades brasileiras ainda aguardam transporte para o Brasil Brasília 16/06/2025 - 20:36 Bianca Paiva / Fran de Paula Pedro Lacerda - repórter da Rádio Nacional Israel conflito oriente médio Israel X Irã segunda-feira, 16 Junho, 2025 - 20:36 1:21
Mais lidas
-
1CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
2
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
5SEGURANÇA
Chamadas silenciosas podem ser armadilha para golpes: entenda o que são as "Ghost Calls"


