Geral
Mais de 900 mil beneficiários do INSS já procuraram os Correios
Baixar
Mais de 900 mil aposentados e pensionistas do INSS já procuraram os Correios para consultar descontos associativos nos benefícios. Desse total, quase 490 mil disseram não ter autorizado as cobranças e pediram o reembolso.
Desde 30 de maio, as agências dos Correios realizam atendimento presencial dos beneficiários que podem ter tido descontos em folha. Agora, os que fizeram a contestação há pelo menos 15 dias úteis poderão retornar e consultar a resposta de associações ou sindicatos. A partir daí, o beneficiário tem prazo de 30 dias corridos para informar se concorda ou não com a resposta apresentada.
Se a entidade não mandar resposta ou informar que não possui documentos que comprovem a regularidade do desconto, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que ela devolva os valores descontados. Nesse caso, o beneficiário deverá aguardar mais informações e acompanhar o andamento do pedido pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.
O INSS já está enviando Guias de Recolhimento da União para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até 5 dias úteis, o instituto vai buscar o ressarcimento na Justiça.


Geral Quase 490 mil negaram ter autorizado cobranças Brasília Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios 17/06/2025 - 13:19 Sâmia Mendes / Raíssa Saraiva Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional Fraudes INSS descontos associativos Correios Ressarcimento terça-feira, 17 Junho, 2025 - 13:19 1:32
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová

