Internacional
China inicia evacuação de seus cidadãos do Irã e de Israel
Cerca de 800 pessoas já foram retiradas dos países em guerra
China realizou nesta quarta-feira (18) a primeira evacuação de seus cidadãos do Irã e de Israel, diante da guerra entre os dois países e do agravamento da crise no Oriente Médio.
A informação foi divulgada pela mídia estatal de Pequim, segundo a qual a opção escolhida no momento foi a de "transporte terrestre de Teerã, para chegar à fronteira com o Turcomenistão".
A evacuação de quase 800 chineses em segurança foi organizada pela embaixada chinesa no Irã, em meio ao intenso conflito entre Israel e o país persa, deflagrado no último dia 13 de junho.
"Atualmente, 791 cidadãos chineses foram transferidos do Irã para outras áreas mais seguras", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun.
De acordo com ele, missões diplomáticas estão trabalhando com outras agências para garantir futuras evacuações.
Desde o início do conflito, embaixadas e consulados chineses em ambos os países ativaram mecanismos de proteção consular de emergência e apelaram às autoridades para salvaguardar os cidadãos da nação asiática.
As hostilidades entraram no sexto dia nesta quarta, com novos ataques recíprocos entre os dois países. Israel iniciou o conflito com o objetivo declarado de desmantelar o programa nuclear iraniano para evitar o desenvolvimento de bombas atômicas. No entanto a república islâmica garante que o projeto tem fins pacíficos.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4
Marx Beltrão viabiliza mais de R$ 1,3 mi em investimentos para São Sebastião
-
5JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz


