Internacional
Presidente da China se diz preocupado com ações de Israel
Xi Jinping avaliou que o conflito armado 'não é a solução"
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira (17) que está "profundamente preocupado" com as ações militares de Israel contra o Irã no Oriente Médio.
Em uma reunião com seu homólogo uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, em Astana, o líder do gigante asiático alertou que os recentes ataques israelenses "causaram um aumento repentino das tensões" na região e expressou "oposição a qualquer ato que viole a soberania, a segurança e a integridade territorial de outros países".
"O conflito militar não é uma solução para o problema e a escalada da situação regional não é do interesse comum da comunidade internacional. Todas as partes devem promover uma desescalada o mais rápido possível", alertou o presidente chinês em entrevista à CCTV.
O Kremlin, através do seu assessor de política externa, Yuri Ushakov, anunciou hoje que Vladimir Putin, mandatário russo, e Xi planejam uma conversa telefônica nos "próximos dias". Nela, os líderes deverão discutir os "problemas da situação atual no Oriente Médio".
A ONG Ativistas de Direitos Humanos no Irã (Hrana) informou que mais de 450 pessoas já morreram no Irã desde o início dos ataques israelenses contra o país. Já as ofensivas de Teerã mataram ao menos 24 em Israel.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4
Marx Beltrão viabiliza mais de R$ 1,3 mi em investimentos para São Sebastião
-
5JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz

