Brasil
Brasil se declara livre da gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informou nesta quarta-feira (18), à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que o Brasil está livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos.
O Brasil passou pelo período chamado vazio sanitário, iniciado no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, uma semana antes, o foco da doença no país.
Após cumprir o prazo sem novas ocorrências, o Brasil afirmou que concluiu todas as ações sanitárias exigidas e se declarou livre da gripe aviária.
"Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro", disse o ministro da pasta, Carlos Fávaro.
O Brasil também notificou países com quem mantinha negócios e que, por conta da gripe aviária foram suspensos, que já eliminou o impasse e o mercado já pode ser retomado.
"Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo país de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações", destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


