Alagoas
Operação Lei Seca reforça ações durante festejos juninos em Alagoas
A Operação Lei Seca inicia, nesta terça-feira (18), o reforço nas operações em virtude dos festejos juninos em Alagoas. As ações de fiscalização serão intensificadas na capital e no interior até o final do mês, com atividades diárias voltadas à prevenção de sinistros de trânsito causados pela combinação entre álcool e direção.
Durante o período das festas juninas, a Operação atua em duas frentes: a fiscalização ostensiva e a conscientização da população sobre os riscos da alcoolemia ao volante. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) adquiriu, recentemente, os etilômetros passivos, dispositivos que permitem uma triagem mais ágil nas abordagens, otimizando o fluxo das operações.
“A utilização dos etilômetros passivos permite acelerar a fila de fiscalização. Com esse equipamento, conseguimos identificar rapidamente se há presença de álcool sem a necessidade de contato direto com o equipamento. Caso o aparelho detecte suspeita de embriaguez, o condutor é encaminhado ao teste com o etilômetro ativo, que gera o registro oficial com todos os dados exigidos para abertura de processo administrativo de infração, entre outras medidas como prisão em flagrante”, explicou Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas.
Segundo Oliveira, a intensificação das abordagens se dá justamente pela alta movimentação de pessoas nas ruas, rodovias e eventos, o que eleva os riscos de sinistros.
“Estamos nas ruas todos os dias durante esse período. Às vezes na capital, às vezes no interior, e muitas vezes em ambos. O São João é uma época com grande fluxo de viagens, festas e consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, redobramos a fiscalização para proteger vidas e garantir que as comemorações ocorram com segurança”, reforçou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


