Internacional
Trump aprovou na terça-feira plano de ataque ao Irã, mas se absteve de dar ordens, revela mídia dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou na terça-feira um plano de ataque ao Irã, mas está se abstendo de dar uma ordem final, informou o The Wall Street Journal (WSJ), citando fontes familiarizadas com o assunto.
O presidente dos EUA supostamente quer ver se o Irã abandonará seu programa nuclear. Segundo o WSJ, a instalação de enriquecimento de urânio de Fordow, no Irã, é um possível alvo para os Estados Unidos.
Na quarta-feira, Trump se recusou a dar uma resposta clara sobre se escolherá atacar as instalações nucleares iranianas e quando, e reiterou que deu a Teerã um "ultimato final" para se render após um ataque israelense ao país.
O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, disse em um comunicado na quarta-feira que o Irã venceria a luta contra Israel, acrescentando que os danos aos Estados Unidos decorrentes de sua intervenção militar no conflito com o Irã seriam muito maiores do que os danos que o Irã sofreria.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou a embaixadora suíça Nadine Lozano, que representa os interesses dos EUA em Teerã, para entregar-lhe uma nota de protesto contra as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, informou a agência de notícias Mehr.
O ministro assistente das Relações Exteriores, Isa Kameli, que convocou a embaixadora suíça, chamou as declarações de Trump de provocativas e disse que a responsabilidade pelas declarações "ameaçando a paz e a segurança internacional" caberia às autoridades americanas, segundo informou a reportagem.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
4JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


