Brasil
Banco Central eleva taxa de juros para 15% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve o ciclo de alta da taxa básica de juros e elevou a Selic para 15% ao ano. A decisão foi estabelecida nesta quarta-feira (18).
Com o novo aumento, a taxa Selic chega ao seu maior patamar desde 2006, quando atingiu 15,25% ao ano, também durante governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão foi tomada de forma unânime, ou seja, tanto os diretores do Copom quanto o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, votaram pelo aumento de 0,25% ponto percentual.
Apesar do recuo recente na inflação, o Copom argumentou que as expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 5,2% e 4,5%, respectivamente. Já a projeção de inflação do Copom para o ano de 2026 situa-se em 3,6%.
Para justificar a decisão, o Copom pontuou as adversidades e incertezas no cenário internacional, principalmente em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, acerca de suas políticas comercial e fiscal e de seus respectivos efeitos.
"Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta", destacou o comunicado do órgão.
Esta foi a sétima elevação seguida feita pelo Copom em relação a taxa de juros.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


