Internacional
Economia alemã será destruída se deixar de importar gás da Rússia, diz político
19/06/2025
A economia da Alemanha, que assenta em pequenas empresas, será destruída se a União Europeia (UE) decidir desistir para sempre de importar gás da Rússia, disse em entrevista à Sputnik Ralph Niemeyer, presidente do Conselho Alemão para a Constituição e a Soberania.
Anteriormente, o Comissário da UE para a Energia, Dan Jorgensen, apresentou propostas à Comissão Europeia para uma cessação completa da importação de combustível da Rússia até o final de 2027, incluindo gás natural e GNL.
"Se a UE proibir completamente as importações de gás russo, será o fim da nossa economia. Perderíamos muitos empregos e indústrias, especialmente entre as pequenas e médias empresas que não podem comprar gás no Catar ou nos EUA. Elas não serão abastecidas com gás, ou será muito caro, e então as empresas simplesmente fecharão", disse o interlocutor da agência à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
Ele acredita que as grandes empresas provavelmente poderão encontrar uma saída, mas as pequenas, que compõem a maioria das empresas na Alemanha, não serão capazes de o fazer.
"A espinha dorsal da indústria alemã está em jogo, e as pessoas vão atirar as culpas no chanceler Friedrich Merz, não no seu antecessor Olaf Scholz", acrescentou o político.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo acontece de 18 a 21 de junho.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz
-
5FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027

