Internacional
Líderes europeus poderiam assumir o controle da OTAN ignorando os EUA?
As esperanças europeias de que o presidente norte-americano Donald Trump pudesse impor sanções mais duras contra a Rússia ou renovar a ajuda militar à Ucrânia diminuíram, observou a mídia britânica ao afirmar que a única saída para essa dependência é uma mudança radical na Europa dentro da OTAN.
"Os líderes europeus precisam perceber que estão vivendo em tempo emprestado, já que o foco da segurança dos EUA está inexoravelmente se voltando para a contenção da China. Eles precisam assumir o controle da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] em prol de seus próprios interesses", diz a apuração do The Guardian.
O jornal observou que diplomatas já defendem a construção do "pilar europeu" da OTAN. Na prática, isso poderia se traduzir na mobilização de uma coalizão de voluntários liderada pela Europa, sem a participação dos EUA, caso um cessar-fogo seja alcançado na Ucrânia. No entanto, o jornal duvida que os políticos da União Europeia (UE) corram tal risco.
"Até que os europeus estejam dispostos a assumir o comando da OTAN, a melhor opção é procrastinar e fingir", enfatizou.
Segundo a mídia, essa situação instável, mas ainda persistente, está sendo mantida graças ao secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. O chefe da aliança traçou "um caminho através de um campo minado" para manter a OTAN funcionando e trabalhando em apoio à Ucrânia, apesar do fim iminente do fornecimento de armas dos EUA para Kiev.
Na cúpula da OTAN da próxima semana em Haia, espera-se que os países do bloco reafirmem seu compromisso com o investimento em defesa em um nível de 3,5% do produto interno bruto (PIB) até 2032, com outros 1,5% destinados a atividades relacionadas, como apoio à Ucrânia ou segurança cibernética, entre outras.
No entanto, o The Guardian observou que Reino Unido, França, Itália e Espanha provavelmente não atingirão essa meta devido a restrições fiscais e tensões políticas internas.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


