Alagoas
Governo de Alagoas entrega 600 documentos a pessoas com deficiência e autismo
O Governo de Alagoas entregou, nessa quarta-feira (18), mais de 600 documentos, entre Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartões de Identificação da Pessoa com Deficiência (PcD). A solenidade ocorreu no auditório da Justiça Federal.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a ação marcou as celebrações do Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho. A entrega dos documentos continuará ao longo dos próximos meses, com os cartões sendo encaminhados às Centrais Já e aos municípios.

O objetivo é facilitar o acesso aos serviços e assegurar, de forma eficiente, os direitos e a inclusão das pessoas com autismo ou deficiência. A expectativa é de que todos os documentos sejam entregues até o mês que vem.
A secretária da Secdef, Tereza Nelma, destacou a importância da CIPTEA para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “A CIPTEA, emitida pela Secdef, garante atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social”, afirmou.
O superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência da Secdef, Julius Egon Schwartz, explicou que a entrega dos cartões faz parte das políticas públicas implementadas pelo Estado, que visam garantir os direitos fundamentais, a cidadania e a dignidade das pessoas com deficiência.

“A entrega desses documentos demonstra o empenho do Governo do Estado, por meio da Secdef, em construir políticas mais inclusivas e acessíveis”, declarou.
A solicitação dos cartões pode ser feita pela própria pessoa com autismo ou deficiência, ou por seu representante legal. “A carteira é solicitada e, somente após a validação dos documentos enviados, é realizada a emissão”, completou Julius.

Feira PcD
Além da emissão dos documentos, a ação também contou com a participação de famílias atípicas na Feira de Empreendedorismo PcD, além da realização do Ciclo de Palestras “Autismo, Políticas Públicas e Qualidade de Vida: Saberes para uma Vida Plena”, em alusão ao Dia do Orgulho Autista.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'
-
5EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová


