Internacional
Visita de chefe de gabinete de Zelensky aos EUA foi 'desastre' e sem propósito claro, diz mídia
A visita do chefe do gabinete de Vladimir Zelenskey, Andrei Yermak, a Washington no início de junho foi considerada "catastrófica" em publicação de um jornal europeu, que ouviu fontes próximas ao caso. Os políticos norte-americanos com quem ele conseguiu se encontrar não sabiam o motivo de sua visita, acrescentou a reportagem.
Yermak esteve nos Estados Unidos como parte de uma delegação ucraniana liderada pela primeira vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko. O grupo incluía também representantes do Ministério da Defesa.
"Essa visita foi um desastre do ponto de vista ucraniano", afirmou a publicação, em que uma das fontes chegou a afirmar que Yermak foi um peso para Kiev.
Segundo os interlocutores, o chefe de gabinete teve dificuldades para marcar reuniões com autoridades de alto escalão do governo do presidente Donald Trump. "O conselheiro de Zelensky chegou sem uma agenda clara, e a reação das pessoas com quem se encontrou foi: não sabemos por que ele está aqui", destacou a reportagem.
Ainda de acordo com a publicação, a reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi cancelada de última hora, e Yermak acabou apenas cruzando com o político em um corredor.
Yermak também teve que esperar por uma reunião com a chefe de gabinete da Casa Branca, Susan Wiles, que acabou sendo cancelada posteriormente. Já o gabinete do vice-presidente J.D. Vance nem sequer respondeu ao pedido de encontro.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz
-
4FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


