Internacional
Teerã diz que ataque ao hospital israelense de Soroka causou apenas danos 'superficiais'
O ataque iraniano que atingiu o hospital Soroka, no sul de Israel, causou apenas danos "superficiais", segundo argumentou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi.
Na madrugada desta quinta-feira (19), o Irã disparou cerca de 20 foguetes contra Israel, atingindo áreas residenciais de Tel Aviv e seus subúrbios. Um dos projéteis atingiu o hospital Soroka, na cidade de Beersheba. O serviço de ambulâncias de Israel informou que dezenas de pessoas ficaram feridas em consequência do ataque. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) confirmou ataques de "alta precisão" contra alvos militares israelenses próximos a um hospital.
"Hoje mais cedo, nossas poderosas forças armadas eliminaram com precisão um QG do Comando, Controle e Inteligência Militar israelense e outro alvo vital. A onda de choque causou danos superficiais a uma pequena parte do Hospital Militar de Soroka, que ficava próximo e foi em grande parte evacuado. A instalação é usada principalmente para tratar soldados israelenses", disse Araqchi em uma publicação no X.
O ministro das Relações Exteriores do Irã pediu aos israelenses que atendam aos apelos de evacuação, emitidos antes dos ataques.
"Foi o regime israelense, e não o Irã, que iniciou todo esse derramamento de sangue, e são criminosos de guerra israelenses, e não iranianos, que estão atacando hospitais e civis. Centenas de iranianos inocentes foram assassinados a sangue frio desde que Israel lançou sua guerra ilegal contra o povo iraniano na semana passada", argumentou sobre o ocorrido.
Autoridades da OTAN e do Irã devem se reunir em Genebra
Ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, França e Alemanha, juntamente com o principal diplomata da União Europeia, realizarão negociações nucleares com seu homólogo iraniano em Genebra na sexta-feira (20), conforme disseram autoridades.
A reunião ocorre em um momento em que os países europeus pedem uma redução da tensão diante da campanha de bombardeios israelense contra o programa nuclear iraniano — e enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, avalia se deve ou não se juntar aos ataques contra Teerã.
"Nos reuniremos com a delegação europeia em Genebra na sexta-feira", confirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal IRNA.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz

