Internacional
Tesouro dos EUA impõe novas sanções por envio maquinário sensível para defesa do Irã
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra um indivíduo, oito entidades e um navio, por participarem da aquisição e transporte de maquinário sensível para a indústria de defesa do Irã. Segundo comunicado, a ação segue um memorando presidencial que determina "negar ao Irã o desenvolvimento de mísseis e outras capacidades bélicas" e "impedir que a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e seus aliados acessem recursos que sustentam suas atividades desestabilizadoras".
Ainda de acordo com o comunicado, o navio Shun Kai Xing, da Unico Shipping Co, de Hong Kong, transportava equipamentos para a Rayan Roshd Afzar Company (RRA) e a Towse Sanaye Nim Resanaye Tarashe, controlada por executivos da RRA.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o país "permanece resoluto em impedir qualquer esforço do Irã para adquirir tecnologia sensível" e destacou que o Tesouro continuará "a degradar a capacidade do Irã de produzir e proliferar essas armas letais, que ameaçam a estabilidade regional e a segurança global".
O grupo Rayan Fan Kav Andish, holding que controla a RRA, produz componentes para os programas militares da IRGC, diz o Tesouro. Executivos como Mohsen Parsajam e Farshad Hakemzadeh também foram sancionados. O navio Shun Kai Xing transportava cargas sensíveis enviadas por empresas chinesas, com destino ao Irã. Após inspeção, houve tentativa de ocultar os destinatários iranianos por meio da falsificação de documentos.
O comunicado destaca que as empresas e indivíduos envolvidos forneceram, ou tentaram fornecer, apoio financeiro, material, tecnológico ou outros, ou bens e serviços em apoio à RRA e à IRGC.
O Tesouro norte-americano aponta que essa ação reforça a determinação dos EUA em conter o programa militar iraniano e a proliferação de armas perigosas.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5JUSTIÇA
Governo de Pernambuco proíbe torcida em jogos do Sport e do Santa Cruz

