Geral
Presidente da Itália diz que é preciso fazer mais por refugiados
Mattarella citou papel do país no enfrentamento da crise
No dia mundial do Refugiado, celebrado nesta sexta-feira (20), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, reforçou que diante do agravamento das crises no mundo, a questão do refúgio não é apenas humanitária, mas "uma responsabilidade jurídica e moral comum".
O chefe de Estado italiano lembrou que as condições dos refugiados e deslocados estão se tornando cada vez mais graves devido ao aumento dos conflitos armados e das tensões regionais, que também são impulsionados pelo crescente impacto de eventos climáticos extremos.
"É uma realidade que desafia as nossas consciências e nos convoca a fazer mais por aqueles que se encontram em condições de fragilidade, sendo necessário reafirmar a inviolabilidade da dignidade de cada pessoa. Não se trata apenas de uma questão humanitária: é uma responsabilidade jurídica e moral comum", disse Mattarella.
Ele também destacou o papel da Itália no enfrentamento da crise humanitária, que por sua posição geográfica no Mediterrâneo, tem sido um dos principais destinos de refugiados e deslocados vindos principalmente da África e da Ásia em embarcações irregulares para entrar na Europa.
"A Itália, também devido à sua localização geográfica, atua em primeira pessoa para responder a este desafio global e abordar as razões profundas destes fenômenos. Neste contexto, são mensuradas as insuficiências do sistema jurídico internacional, incapaz de cumprir plenamente a tarefa de proteger estas condições de fragilidade, especialmente nesta fase de enfraquecimento e dilaceramento das relações entre os Estados", explicou Mattarella.
Segundo o presidente, "a visão da República Italiana, baseada na cooperação e no diálogo multilateral, torna-se ainda mais preciosa [no enfrentamento da crise dos refugiados], com o envolvimento ativo das forças da sociedade civil para uma abordagem compartilhada capaz de oferecer respostas rápidas, concretas e eficazes".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4REDES SOCIAIS
Saiba quem é Hugo Anquier, filho de Debora Bloch que chama atenção pela altura
-
5
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals


