Internacional
Rússia e Venezuela criarão grupo para coordenar medidas anti-sanções, diz vice-ministro à Sputnik
Vice-ministro venezuelano diz que, apesar da pressão, Moscou e Caracas estão demonstrando resiliência contra as sanções ocidentais e encontrando formas eficazes de apoio mútuo
Rússia e Venezuela criarão um grupo de trabalho para combater sanções. A informação foi dada pelo vice-ministro de Política Anti-Sanções venezuelano, William Castillo, em entrevista à Sputnik à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).
"Estamos implementando o memorando assinado no ano passado pelos ministros das Relações Exteriores dos nossos países e já nomeamos os copresidentes do grupo: do lado russo, o Ministério das Finanças; do nosso, o meu departamento [o Ministério da Política Anti-Sanções da Venezuela]. A Rússia já formou uma equipe, estamos concluindo a formação da nossa", disse Castillo.
A primeira reunião do grupo ocorrerá nos próximos meses, com objetivo de desenvolver uma estratégia e soluções práticas para neutralizar as consequências das sanções. A reunião será dedicada à troca de dados de pesquisa, interação acadêmica, organização de eventos conjuntos e coordenação de posições em plataformas internacionais.
Castillo observou que Moscou e Caracas, apesar da pressão, estão demonstrando resiliência e encontrando formas eficazes de apoio mútuo. O vice-ministro afirmou ainda que Moscou e Caracas estão apresentando uma frente unida na luta contra as sanções na ONU e que a interação com a Rússia é de fundamental importância para promover iniciativas no cenário internacional e proteger os direitos dos países que foram submetidos a agressões econômicas.
Segundo Castillo, as restrições dos EUA e aliados violam os direitos humanos básicos e a soberania econômica. Ele frisou que o plano de recuperação da Venezuela inclui o desenvolvimento de alianças com China, Rússia e Turquia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
4
‘A definição de sucesso mudou, não é mais sobre dinheiro’, diz Camila Coutinho


