Internacional
Ministro da Defesa italiano afirma que a OTAN 'precisa mudar' e 'interagir com o Sul Global'
O empresário e político de longa data Guido Crosetto fez essas declarações em uma conferência em Pádua, segundo a agência de notícias italiana ANSA.
"Antes, os Estados Unidos e a Europa eram o centro do mundo; agora, há todos os restantes com os quais precisamos construir um relacionamento. [...] Muitas vezes falamos como se estivéssemos vivendo 30 anos atrás, mas tudo mudou", disse o ministro italiano, dias antes da reunião dos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia.
A esse respeito, o representante do governo de Giorgia Meloni alertou que "se a OTAN foi criada para garantir a paz e a defesa mútua, deve se tornar uma organização que assume esse papel a nível global – interagindo com o Sul Global, do Brasil à Índia — e, assim, se tornar algo profundamente diferente — ou não alcançaremos o objetivo de segurança dentro de regras que se apliquem a todos".
Crosetto também afirmou que tanto o continente europeu quanto as Nações Unidas não contam mais no cenário global.
"Falamos da Europa como se ela importasse; talvez em algum momento pudesse importar [...] se tivesse tido uma política externa ou de defesa", afirmou, acrescentando que o tempo da região "acabou" porque "o mundo mudou".
"A ONU conta tanto no mundo quanto a Europa: nada, menos que uma seleção nacional, menos que a China, menos que a Índia ou menos que Israel", concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

