Internacional
Trump sugere apoio à mudança de regime no Irã e elogia ataques dos EUA a bases nucleares
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que poderia apoiar a derrubada do governo iraniano através de um processo conhecido na geopolítica como "mudança de regime".
"Não é politicamente correto usar o termo 'Mudança de Regime', mas se o atual regime iraniano não consegue fazer o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime?", afirmou, em publicação na rede Truth Social neste domingo, 22.
Na semana passada, o republicano já havia dito que sabe a localização do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, mas que os EUA não pretendem assassiná-lo, "pelo menos não por enquanto". Israel, de sua parte, tem evitado descartar esse cenário, embora insista que o objetivo principal é desmantelar o programa nuclear do país persa.
Em uma outra publicação, Trump caracterizou como "monumental" os danos causados pelos ataques americanos a instalações iranianas na noite de ontem. Os bombardeiros foram "duros e precisos", de acordo com ele. "Grande habilidade foi demonstrada por nossos militares", elogiou.
Bombardeiros pousaram em segurança no Missouri
Trump ainda afirmou que os aviões bombardeiros usados na operação que mirou bases nucleares do Irã ontem estão de volta ao território americano.
"Os grandes pilotos do B-2 acabaram de pousar, em segurança, no Missouri", afirmou o republicano, em publicação no Truth Social.
Dois grupos de aeronaves foram usadas na chamada "Operação Martelo da Meia-Noite". Um deles decolou da base aérea de Whiteman Air, no Missouri, em direção ao Oceano Pacífico, como parte de um esforço para enganar a defesa iraniana, de acordo com o Pentágono. O segundo grupo saiu mais tarde a caminho do leste para serem usados nos bombardeios.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


