Internacional
EUA continuam engajados com Rússia e Ucrânia 'no mais alto nível', diz enviado à OTAN
Não há solução militar para o conflito na Ucrânia, e os Estados Unidos continuam engajados "no mais alto nível" com a Rússia e a Ucrânia para facilitar a resolução pacífica do conflito, disse o embaixador dos EUA na OTAN, Matthew Whitaker, nesta segunda-feira (23).
"Estamos engajados no mais alto nível e continuamos a apoiar as negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia. O diálogo construtivo e de boa-fé é o único caminho para acabar com esta guerra. Como o presidente [dos EUA Donald] Trump disse ao presidente [russo Vladimir] Putin, esperamos que a Rússia e a Ucrânia cheguem à mesa com termos claros e disposição para alcançar um acordo", disse Whitaker em um briefing.
Ele também afirmou que não há solução militar para a crise e que uma solução diplomática é necessária.
Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou espera que a data da próxima rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia seja definida nesta semana.
Rússia e Ucrânia realizaram duas rodadas de negociações na Turquia nas últimas semanas. As primeiras negociações em mais de três anos ocorreram em 16 de maio, em Istambul.
A segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia ocorreu no dia 2 de junho. A reunião no Palácio Ciragan, em Istambul, durou mais de uma hora. As partes trocaram memorandos sobre a resolução do conflito e concordaram com uma troca de prisioneiros em larga escala.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

