Variedades
Uso de guindastes segue liberado no Festival de Parintins
Cultura, 58º Festival Folclórico de Parintins, boi Caprichoso, boi Garantido, Ministério Público do Trabalho, Amazonas
Há poucos dias do início do 58º Festival Folclórico de Parintins, o uso de guindastes pelos bois Caprichoso e Garantido segue autorizado, pelo menos, por enquanto.


A decisão é do juiz do Trabalho André Luiz Marques Cunha Júnior, que negou o pedido do Ministério Público do Trabalho para suspender os equipamentos alegando o risco à integridade dos trabalhadores.
Notícias relacionadas:
- Hoje é Dia: São João, Festa de Parintins e Parada LGBT+ são destaques.
- Festival de Parintins é reconhecido patrimônio cultural.
Os guindastes são utilizados no festival como parte fundamental da cenografia dos bois, e ajudam a movimentar grandes alegorias, estruturas que chegam a ter dezenas de metros de altura, e a içar artistas que fazem parte das encenações. O uso dos guindastes é indispensável para dar vida à grandiosidade e ao efeito visual das encenações no bumbódromo.
O magistrado levou em consideração pareceres técnicos apresentados pelos bois e validados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas, que não apontaram irregularidades e liberaram o uso, desde que cumpridos todos os requisitos de segurança.
Nesta segunda-feira (23), o estado do Amazonas deve apresentar um relatório técnico e o Ministério Público do Trabalho deverá se manifestar na terça (24). Na quarta-feira (25), será realizada uma vistoria judicial no bumbódromo. Estarão presentes o juiz, um perito técnico, o Corpo de Bombeiros, representantes dos bois e do Ministério Público do Trabalho.
O laudo da inspeção poderá alterar o cenário. As agremiações devem arcar com os custos do perito e garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo o uso de equipamentos de proteção.
1:34
Mais lidas
-
1
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
4FUTEBOL
Santos anuncia 7K como nova patrocinadora máster em acordo milionário até 2027
-
5EMISSÃO
Conselho da Direcional Engenharia aprova emissão de até R$ 750 mi em debêntures

