Internacional
Putin recebe chanceler iraniano e assegura apoio da Rússia
Abbas Araghchi levou carta de Khamenei ao líder do Kremlin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta segunda-feira (23) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em Moscou, na esteira do bombardeio dos Estados Unidos contra instalações nucleares do país persa.
O chanceler levou ao líder do Kremlin uma carta do guia supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, na qual ele pede mais apoio russo no conflito, enquanto fontes citadas pela imprensa local apontam que Teerã avalia que Putin poderia fazer mais.
"A Rússia está fazendo esforços para apoiar o povo iraniano", assegurou o presidente, acrescentando que "a agressão não provocada" contra o Irã "não tem motivos nem justificativas". "Nossa posição sobre os eventos em curso é bem conhecida", disse.
Araghchi, por sua vez, afirmou a Putin que o Irã está "defendendo sua independência de forma legítima" e que a Rússia está "do lado certo da história e do direito internacional".
O conflito foi deflagrado em 13 de junho, quando Israel lançou uma campanha de bombardeios contra alvos militares e do programa nuclear iraniano. Desde então, os dois países vêm trocando agressões diárias.
Já em 22 de junho, os Estados Unidos entraram na guerra e bombardearam as instalações nucleares de Fordow, Isfahan e Natanz.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

