Internacional
Suprema Corte dos EUA autoriza deportação de imigrantes para outros países sem garantias de segurança
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta segunda-feira (23) que o governo do presidente Donald Trump volte a deportar imigrantes para qualquer país. A decisão derrubou uma liminar, de abril, que exigia a garantia de proteção dessas pessoas. Ainda tramita na Justiça uma ação coletiva sobre o caso.
A ordem judicial emitida pela Corte Distrital de Boston determinava que o governo garantisse aos deportados sua segurança ao país de destino, especialmente em casos de envio para nações consideradas instáveis, como o Sudão do Sul.
Até a emissão da liminar, o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) havia acelerado desde fevereiro a deportação de estrangeiros condenados nos EUA para locais sem relação direta com os migrantes.
Organizações de defesa dos direitos humanos e de imigrantes entraram com ação judicial, em oposição ao que classificam como violação do direito ao devido processo legal.
A Casa Branca recorreu à Suprema Corte, que acatou o pedido logo depois de ter autorizado, em maio, o fim de programas humanitários que permitiam a permanência temporária de milhares de migrantes.
Protestos contra deportações
Milhares de pessoas saíram às ruas de Los Angeles e outras cidades norte-americanas há duas semanas para protestar contra as operações conduzidas pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês), especialmente na Califórnia — estado de importância econômica e cultural central para os EUA, sustentado há décadas por comunidades migrantes.
As manifestações levaram o governo do presidente Donald Trump a ordenar o envio de quatro mil integrantes da Guarda Nacional e centenas de fuzileiros navais. Autoridades da Califórnia classificaram as medidas como excessivas e até ilegais.
Na semana passada, os serviços de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICA, na sigla em inglês) receberam ordens para limitar batidas e prisões após os protestos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


