Internacional
China desenvolve material único de cerâmica capaz de suportar temperaturas de até 3.600 °C
Um grupo de cientistas chineses da Universidade Tecnológica do Sul da China criou um material único – cerâmica de carboneto, que pode suportar temperaturas de até 3.600 °C em um ambiente oxidante.
Esta façanha excede significativamente os limites de temperatura existentes para aeronaves hipersônicas e poderia ser um avanço nas indústrias aeroespacial e de defesa.
Como comparação, os escudos térmicos usados em foguetes como o Starship da SpaceX são projetados para suportar temperaturas de até 1.370 °C. O novo material chinês é quase três vezes mais eficaz a este respeito. A pesquisa foi publicada na revista científica Advanced Materials, escreve South China Morning Post.
Os veículos hipersônicos modernos e motores avançados exigem materiais que possam manter a integridade estrutural sob condições térmicas extremas. No entanto, a maioria dos materiais começa a falhar bem abaixo de 3.000 graus.
As ligas de metal degradam-se habitualmente em temperaturas acima de 2.000 graus, e enquanto os compostos de carbono-carbono podem suportar até 3.000 graus nos ambientes inertes, eles começam a se oxidar rapidamente no ar a apenas 370 graus, conduzindo a uma queda acentuada no desempenho mecânico.
"Nossa equipe ultrapassou, pela primeira vez no mundo, este limite de longa data por meio de um design multicomponente de alta entropia", disse Chu Yanhui, professor da Universidade Tecnológica do Sul da China.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


