Esportes
Astrônomos descrevem sinal que demorou mais de 13 bilhões de anos para chegar à Terra
A Universidade de Cambridge publicou um estudo descrevendo um sinal de rádio específico gerado por átomos de hidrogênio. Ele demorou mais de 13 bilhões de anos para chegar até nós, ou seja, sua fonte estava no Universo primordial e surgiu apenas 100 milhões de anos após o Big Bang.
Esse período de tempo é conhecido como o "amanhecer cósmico" e é considerado um ponto de viragem chave na evolução do Universo. Presume-se que este foi o momento em que o Universo passou da escuridão para a luz, após o qual começou a formação das primeiras estrelas e galáxias. Mas, até recentemente, mesmo os dispositivos mais avançados não permitiam espreitar lá.
No entanto, agora, um grupo internacional de astrônomos liderado por cientistas da Universidade de Cambridge descreveu um sinal de rádio especial, estudando o qual se pode obter informações anteriormente desconhecidas sobre as massas das estrelas mais antigas.
Pesquisadores desenvolveram um novo método que permite descobrir como as primeiras estrelas e seus remanescentes influenciaram este sinal. Os autores do trabalho chamam-lhe o sinal de 21 centímetros, cuja fonte era uma massa quase homogênea que consistia principalmente de hidrogênio.
"Esta é uma oportunidade única para aprender como a primeira luz do Universo surgiu da escuridão", disse a coautora Anastasia Fialkov, da Universidade de Cambridge, em comunicado. "A transição de um Universo frio e escuro para um cheio de estrelas é uma história que estamos apenas começando a entender", escreve Independent.
O brilho fraco é criado por átomos de hidrogénio que preenchem o espaço entre as regiões do espaço onde as estrelas estão sendo formadas.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate

