Internacional
Programa nuclear do Irã está 'quase intacto' mesmo com bombardeio dos EUA, revela mídia
Os ataques dos Estados Unidos contra plantas nucleares do Irã no último sábado (21) não destruíram nenhum componente principal das instalações, afirmaram funcionários da inteligência norte-americana à CNN dos EUA. Acredita-se que o bombardeio tenha atrasado o programa iraniano em apenas alguns meses.
A avaliação produzida por uma agência do Pentágono não foi divulgada e contraria as falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou em diversas oportunidades que as instalações nucleares do Irã haviam sido "completa e totalmente obliteradas". Este comentário foi endossado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, no último domingo (22).
Em declaração à CNN, a assessora de imprensa da Casa Branca Karoline Leavitt desdenhou das informações publicadas pela emissora norte-americana e classificou a história como uma tentativa de rebaixar Trump.
"Essa suposta avaliação está completamente errada e foi classificada como 'ultrassecreta', mas mesmo assim foi vazada para a CNN por um perdedor anônimo e de baixo escalão na comunidade de inteligência."
Contrariando as informações da imprensa dos EUA, o The Times of Israel publicou um texto no qual a inteligência israelense garante que os ataques tanto de Washington quanto Tel Aviv atrasaram o programa nuclear de Teerã em "anos".
Ainda nesta linha, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou nesta terça-feira (24) como "vitória histórica" a operação israelense contra o território iraniano. O premiê também agradeceu a ajuda de Trump, a quem creditou como um amigo que Israel nunca teve nos EUA.
"Israel nunca teve um amigo como o presidente Trump na Casa Branca e eu o agradeço por nosso trabalho em conjunto", declarou Netanyahu. "Se alguém no Irã tentar restaurar o programa [nuclear], nós agiremos com a mesma determinação, a mesma força, para interromper qualquer tentativa."
Apesar das falas da representante da Casa Branca, Trump e Netanyahu, autoridades dos Estados Unidos acreditam que, além de não terem causado grandes danos às plantas nucleares iranianas com os ataques de sábado, ainda podem haver outras instalações secretas que continuam operando normalmente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

