Internacional
Conflito na Ucrânia é secundário a Trump em comparação ao Oriente Médio, diz parlamentar da UE
O conflito na Ucrânia é de importância secundária para o presidente dos EUA, Donald Trump, em comparação à situação no Oriente Médio em meio à escalada entre Israel e o Irã, disse Thierry Mariani, parlamentar francês da União Europeia (UE), à Sputnik.
É improvável que a próxima cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dedique muita atenção à Ucrânia, disse o deputado, acrescentando que a reunião do Conselho OTAN-Ucrânia foi cancelada.
"Para os EUA, o conflito na Ucrânia é secundário em comparação ao conflito no Oriente Médio. Isso é óbvio", disse Mariani.
O parlamentar também expressou dúvidas de que a UE seria capaz de continuar apoiando a Ucrânia se a ajuda dos EUA diminuísse.
"O conflito na Ucrânia não é uma prioridade para os EUA, mas sim para a Europa. Mas será que os europeus conseguirão continuar se os americanos recuarem? Creio que cada vez menos. Também está claro que os europeus querem que esta guerra continue. Porque uma derrota ucraniana seria uma derrota europeia", observou o político.
A cúpula de dois dias da OTAN começou em Haia nesta terça-feira (24). Cerca de 150 chefes de Estado e ministros são esperados no evento.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


