Internacional
Trump disse a Netanyahu que os EUA não continuariam a ajudar Israel na guerra contra o Irã
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que não usaria mais o Exército dos EUA para ajudar Israel no conflito militar com o Irã, informou um veículo de mídia norte-americana, citando um alto funcionário da Casa Branca.
Trump teria dito a Netanyahu que os militares estadunidenses já haviam cumprido sua missão. Segundo o Washington Post, o primeiro-ministro israelense não ficou satisfeito e disse a Trump que Tel Aviv estava perto de atingir seus objetivos no conflito com o Irã.
No entanto, Netanyahu se resignou e apoiou a decisão do presidente norte-americano pela diplomacia e concordou em apoiar o cessar-fogo.
"Eu não diria que o primeiro-ministro concordou entusiasticamente, mas ele entendeu que o presidente Trump não se envolverá mais militarmente neste conflito", disse a fonte do veículo.
A situação no Oriente Médio se agravou a partir do dia 13 de junho, quando Israel lançou uma operação em larga escala contra o Irã, acusando o país persa de desenvolver um programa nuclear militar secreto.
Teerã retaliou lançando a operação Promessa Verdadeira III, atingindo alvos militares dentro de Israel. No último domingo (22), os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordo e Isfahan, juntando-se à campanha de Israel contra o Irã. Trump disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.
Na segunda-feira (23), o Irã lançou um ataque com mísseis contra a Base Aérea dos EUA no Catar, em resposta ao ataque norte-americano. O ataque não resultou em baixas, já que todos os mísseis, exceto um, foram interceptados. No mesmo dia, houve a confirmação de que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo. O acordo entrou em vigor nesta terça-feira, conforme acrescentado pelo presidente estadunidense.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

