Internacional
Irã prende mais de 700 pessoas suspeitas de espionar para Israel em 12 dias, diz mídia
Mais de 700 pessoas foram presas no Irã sob suspeita de espionar para Israel desde 13 de junho, e outras três foram executadas por espionagem, informou a agência de notícias iraniana Fars nesta quarta-feira (25).
As forças de inteligência e segurança iranianas realizaram a maioria das prisões nas províncias de Kermanshah, Isfahan, Khuzestan, Fars e Lorestan, segundo a reportagem.
Além disso, o Irã executou três homens acusados de espionar para a agência de inteligência estrangeira israelense Mossad na Prisão de Urmia, na província do Azerbaijão Ocidental, nesta quarta-feira, informou a agência de notícias. Os homens tentaram importar equipamentos para o país sob o pretexto de carregamentos de álcool para cometer atos terroristas.
A situação no Oriente Médio se agravou no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma operação em larga escala contra o Irã, acusando-o de implementar um programa nuclear militar secreto. Teerã retaliou lançando a Operação Promessa Verdadeira 3, atingindo alvos militares dentro de Israel. No dia 22 de junho, os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordow e Isfahan, juntando-se à campanha de Israel contra o Irã. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.
Na segunda-feira (23), o Irã lançou um ataque com mísseis contra a Base Aérea de Al-Udeid, no Catar, em resposta ao ataque norte-americano. O ataque resultou em zero baixa, já que todos os mísseis, exceto um, foram interceptados. Trump disse na noite do mesmo dia que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo. Na terça-feira (24), Trump afirmou que o cessar-fogo entre Irã e Israel estava em vigor.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

