Internacional
EUA, Turquia, Eslováquia e Hungria não queriam participação de Zelensky na Cúpula da OTAN, diz Orbán
25/06/2025
O líder ucraniano Vladimir Zelensky não vai participar do programa oficial da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia porque Estados Unidos, Turquia, Eslováquia e Hungria não quiseram se sentar à mesma mesa com ele, disse o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
"O fato de o presidente Zelensky não participar oficialmente da cúpula da OTAN é o principal sinal de que o capítulo anterior chegou ao fim. EUA, Turquia, Eslováquia e nós deixamos claro que não queremos se sentar à mesma mesa com o senhor Zelensky no que diz respeito à OTAN", disse Orbán em uma mensagem de vídeo publicada nas redes sociais na terça-feira (24).
O primeiro-ministro húngaro esclareceu que também "não está feliz em ver" Zelensky na cúpula da União Europeia (UE) na quinta (26) e sexta-feira (27).
"É do interesse nacional da Hungria não fazer parte de nenhuma comunidade de integração com a Ucrânia, nem da OTAN nem da UE", acrescentou Orbán.
Em maio, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que garantir o status neutro, não alinhado e livre de armas nucleares da Ucrânia é uma das condições da Rússia para a resolução do conflito ucraniano.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


