Geral
IBGE lança programa de inteligência para fortalecer políticas públicas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na terça-feira (24) o Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para subsidiar políticas públicas preditivas. A iniciativa ocorre em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).


A proposta é usar dados estatísticos e geocientíficos, com foco na antecipação de cenários futuros. O programa pretende melhorar a capacidade do Estado de identificar problemas e oportunidades. A partir daí, auxiliar na formulação de políticas públicas eficazes, sustentáveis e voltadas ao médio e longo prazo.
Notícias relacionadas:
“Estamos falando de sete ministérios, que vão desde o Ministério de Relações Exteriores ao Ministério do Desenvolvimento Social e do Planejamento. Ministérios comprometidos com políticas públicas e que desejam inovar por meio das informações que o IBGE poderá oferecer de forma consistente, a partir do acesso e da integração de bancos de dados aos quais hoje ainda não temos acesso”, disse o presidente do IBGE Marcio Pochmann.
O programa tem foco no biênio 2025–2026 e prevê o desenvolvimento de plataformas analíticas estratégicas que concentrem e processem grandes volumes de dados de diferentes áreas e órgãos da administração pública.
As oficinas estão previstas para começar em julho. Será lançado um site oficial para o acompanhamento das ações do programa.
Mais lidas
-
1GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3
Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje (21)
-
4CÂMARA
Projeto proíbe uso de símbolos cristãos em paradas LGBTQIA+
-
5FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana


