Internacional
Cooperação do Irã sobre programa nuclear é 'obrigação', diz Aiea
Parlamento iraniano aprovou suspensão da colaboração com agência
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) afirmou nesta quarta-feira (25) que a cooperação do Irã em seu programa nuclear continua sendo uma "obrigação legal".
Os comentários de Rafael Grossi, diretor-geral da Aiea, foram feitos algumas horas após o Parlamento iraniano aprovar a lei que determina a suspensão da cooperação com a entidade, acusada por Teerã de servir de estopim para os ataques israelenses e americanos.
"A cooperação não é um favor, é uma obrigação legal para o Irã, que assinou o tratado de não proliferação", disse o diplomata argentino em entrevista à France 2.
As acusações de Teerã contra a agência tiveram como base um relatório da Aiea que apontava que o país persa estava próximo de atingir níveis de enriquecimento de urânio para produzir uma bomba nuclear.
Além disso, o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que o fato de a Aiea ter condenado "apenas marginalmente" os bombardeios a instalações de energia atômica prejudicou a "credibilidade internacional" da entidade.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, avaliou que a decisão das autoridades iranianas é uma "consequência direta do ataque não provocado" a Teerã e das ofensivas "sem precedentes" às suas instalações nucleares.
Já o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que receberá ainda hoje (25) Grossi no Palácio do Eliseu para discutir "o status do programa iraniano" após os bombardeios israelenses e americanos.
Israel vs Irã Eyal
Zamir, chefe do Estado Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF), afirmou que "comandos terrestres" operaram no Irã durante a guerra de 12 dias na região.
"Essas forças operaram secretamente nas profundezas do território inimigo e nos deram total liberdade de ação", declarou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

