Internacional
Espanha declina em aumentar gastos militares e Trump ameaça 'dobrar valores' em acordos comerciais
O governo espanhol não manterá conversas a parte com os Estados Unidos sobre questões comerciais, disse o ministro da Economia espanhol, Carlos Cuerpo, em meio a ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a relutância do governo espanhol em participar dos compromissos coletivos da OTAN para aumentar os gastos militares.
Na quarta-feira (25), a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia elevou a meta de gastos com defesa dos membros da aliança para 5% do PIB, valor que os países devem atingir até 2035.
Posteriormente, Trump criticou duramente a recusa da Espanha em aumentar seus gastos militares. Ele prometeu fazer a Espanha "pagar o dobro" na conclusão de acordos comerciais, acusando o governo espanhol de relutância em participar dos compromissos coletivos da aliança.
"As relações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia são conduzidas por meio de negociações dos EUA com a Comissão Europeia. Fazemos parte de uma união aduaneira de 27 países", disse Cuerpo à uma agência de notícias espanhola.
Cuerpo observou que Madri não considera acordos bilaterais que ignorem a posição pan-europeia.
Em 19 de junho, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez disse ao secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, que Madri não apoiaria a proposta de aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB até 2032. Ao mesmo tempo, Sanchez disse que não gostaria de interferir na declaração final da cúpula da OTAN e sugeriu deixar a meta de 5% como uma diretriz voluntária para países que estão prontos ou são forçados a alcançá-la.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

