Internacional
Irã 'esmagou' Israel e deu 'tapa na cara dos EUA', diz Khamenei
Guia supremo se pronunciou pela primeira vez desde cessar-fogo
O guia supremo do Irã, Ali Khamenei, se pronunciou pela primeira vez desde o cessar-fogo com Israel, em vigor desde a última terça-feira (24), e disse nesta quinta (26) que o país persa "esmagou o regime sionista" e deu um "tapa na cara" dos Estados Unidos.
Em mensagem transmitida pela imprensa estatal iraniana, o aiatolá afirmou que os EUA entraram em "guerra direta" porque sentiram que Israel poderia ser "completamente destruído", mas não "conseguiram nada".
"Com toda essa comoção e todas essas reivindicações, o regime sionista foi praticamente nocauteado e esmagado pelos golpes da República Islâmica", declarou Khamenei, principal autoridade política e religiosa do Irã desde 1989.
"A República Islâmica deu um tapa na cara dos EUA e atacou e danificou a base aérea de Al Udeid [no Catar], que é uma das principais bases dos EUA na região", acrescentou. Segundo o guia supremo, "tal ação pode ser repetida no futuro".
"Se ocorrer alguma agressão, o inimigo definitivamente pagará um preço alto", disse Khamenei, ressaltando que os bombardeios americanos às centrais nucleares de Fordow, Isfahan e Natanz, no último fim de semana, não provocaram danos significativos, apesar da reivindicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o ataque "aniquilou" o programa iraniano de energia atômica.
A guerra havia sido deflagrada em 13 de junho, após ataques de Israel contra alvos militares e nucleares no Irã. Pelo menos 610 pessoas morreram no país, segundo dados oficiais, embora um balanço da ONG independente Agência de Notícias de Ativistas dos Direitos Humanos (Hrana, na sigla em inglês) fale em mais de mil óbitos, incluindo mais de 400 civis.
O conflito também tirou as vidas de pelo menos 28 pessoas em solo israelense. Já o ataque de Teerã à base de Al Udeid não deixou vítimas e foi contido pela defesa antiaérea do Catar.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

