Internacional
'Estão sempre falando sobre como roubar o nosso dinheiro', diz Putin sobre confisco ativos russos
Em discurso no fórum do bloco euroasiático, presidente russo diz que há um volume significativo de reservas russas em ouro e divisas congeladas no exterior, e destaca que líderes ocidentais estão constantemente falando sobre como roubar o dinheiro da Rússia.
Reunidos em um fórum em Minsk, na Bielorrúsia, líderes da União Econômica Eurasiática (UEE), composta por Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia, discutiram os principais desafios enfrentados pelo grupo e definiram metas para o futuro.
Em discurso no fórum, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia levará em conta todas as ideias e recomendações úteis do fórum voltadas para fortalecer a UEE. Ele apontou que o bloco se fortaleceu nos dez anos que se seguiram à sua criação e que o potencial econômico dos países membros aumentou.
"Nossa associação está sempre aberta à cooperação com todos os parceiros estrangeiros interessados. Relações mutuamente benéficas com os países da Eurásia, África e América Latina estão se desenvolvendo ativamente, e os contatos com estruturas multilaterais estão se fortalecendo."
Putin afirmou que a UEE emergiu como uma associação de integração bem-sucedida, com volume de comércio sólido, comparável ao das principais potências econômicas do mundo. Ele frisou que a taxa de desemprego na UEE atualmente é de 2,8%, com a da Rússia em torno de 2,3%, uma das mais baixas do mundo.
O presidente russo destacou ainda o trabalho do BRICS na criação de uma plataforma de investimento digital, e iniciativas semelhantes podem ser implementadas na UEE.
Sobre a cooperação com o Ocidente, o presidente russo afirmou que atualmente o diálogo da Rússia com o Banco Mundial é prejudicado pelo preconceito das instituições financeiras ocidentais. Porém, ele destacou que Moscou vem buscando reduzir sua dependência dessas organizações.
Ele também classificou como "roubo" o confisco de ativos russos congelados no exterior em bancos ocidentais.
"A propósito, como todos sabemos muito bem, não é segredo que um volume significativo de nossas reservas russas em ouro e divisas está congelado em bancos ocidentais. E eles estão constantemente falando sobre como vão roubar nosso dinheiro", disse Putin.
Em seu discurso, Putin também tocou no conflito entre Israel e Irã. Segundo o presidente, a situação ficou no passado e a ituação no Oriente Médio está se acalmando.
"O fim do conflito entre Irã e Israel nos permite contar com o desenvolvimento das relações com os países do Oriente Médio, incluindo Teerã", disse o presidente russo.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

