Internacional
Instalações nucleares do Irã sofreram sérios danos com ataques israelenses, diz MRE iraniano
As instalações nucleares do Irã sofreram sérios danos devido aos ataques israelenses, e as agências relevantes estão atualmente avaliando a situação, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, nesta quinta-feira (26).
"Atualmente, especialistas da Organização de Energia Atômica do Irã estão realizando uma avaliação detalhada dos danos. Os danos foram graves", disse Araghchi.
Teerã não tem motivos para hospedar o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, no momento, disse o ministro.
"Nossa cooperação com a AIEA assumirá uma nova forma. A lei aprovada pelo parlamento definiu as tarefas. É claro que, pelo que vi na lei, é necessário estudar completamente essa questão. A cooperação não foi completamente encerrada", disse Araghchi.
Oriente Médio
A situação no Oriente Médio se agravou no dia 13 de junho, quando Israel lançou ataques em larga escala contra o Irã, acusando-o de implementar um programa nuclear militar secreto. O Irã retaliou os ataques israelenses, atingindo alvos militares dentro de Israel. Ademais, negou a dimensão militar de seu programa nuclear, alegação apoiada pela AIEA, que afirmou não ter evidências da posse de armas nucleares por Teerã.
No último domingo (22), os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas — Natanz, Fordow e Isfahan —, levando Teerã a lançar um ataque com mísseis à Base Aérea de Al-Udeid na segunda-feira (23).
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite de segunda-feira que Israel e o Irã haviam concordado com um cessar-fogo que, após 24 horas, representaria o fim oficial da "guerra de 12 dias". Na terça-feira (24), Trump afirmou que o cessar-fogo entre o Irã e Israel estava em vigor, instando as partes a não violá-lo.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


