Internacional
Putin diz que termos de paz de Ucrânia e Rússia são 'opostos', mas prepara novo encontro
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (27) que os memorandos apresentados por Moscou e Kiev sobre uma possível solução para a guerra são "absolutamente opostos", mas reiterou que o diálogo segue em andamento e que um terceiro encontro entre as delegações está sendo preparado.
"Como era de se esperar, nada inesperado aconteceu. São dois memorandos absolutamente opostos, mas negociações existem justamente para buscar caminhos de aproximação", disse Putin a jornalistas após sua visita à Belarus. "O fato de serem opostos não surpreende. E eu não gostaria de entrar em detalhes, pois considero inadequado, até prejudicial, antecipar o conteúdo das negociações", acrescentou.
Segundo Putin, um terceiro encontro está previsto para acontecer em Istambul, após uma série de medidas humanitárias acordadas entre os dois lados. "Estamos prontos para isso. É preciso apenas acertar local e horário. Estamos prontos para realizar esse encontro em Istambul", disse.
O líder russo destacou os recentes avanços nas trocas de prisioneiros e na devolução de corpos de soldados mortos. "Já entregamos mais de 6 mil corpos e estamos prontos para entregar quase 3 mil a mais. Mas agora depende da parte ucraniana aceitá-los."
Putin afirmou ainda que as equipes de negociação de ambos os lados estão "em contato constante", o que considera positivo. Para ele, o próximo passo deve ser o debate direto dos dois projetos de memorando. "O tema, a meu ver, deve ser a discussão dos memorandos, tanto de um lado quanto do outro", concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


