Internacional
Itália e França mostram preocupação com acordo UE-Mercosul
Ministros dos países pediram medidas 'eficazes' de proteção
Os ministros da Agricultura da Itália e da França, Francesco Lollobrigida e Annie Genevard, respectivamente, manifestaram nesta sexta-feira (27) preocupação com o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
Em um comunicado conjunto, os dois políticos declararam que a entrega em vigor do pacto sem medidas "eficazes" de proteção aos agricultores seria "prejudicial ao setor agrícola, ao dinamismo das áreas rurais e à soberania alimentar" do continente.
"Tais medidas também devem evitar que produtos importados causem uma concorrência exacerbada no mercado europeu, oferecendo garantias suficientes quanto ao cumprimento das normas sanitárias, ambientais e sociais", diz o texto.
Paralelamente, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reafirmou apoio ao acordo UE-Mercosul, mas ressaltou a importância de considerar as preocupações dos agricultores.
A posição do governo italiano, reafirmada no início da semana no Parlamento pela primeira-ministra Giorgia Meloni, pede o fechamento do acordo com o mercado sul-americano, garantindo que isso não penalize os agricultores e produtores italianos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil


