Internacional
China e EUA revelam mais detalhes do acordo tarifário
Países citaram 'retirada de restrições' e 'remessas de terras raras'
A China e Estados Unidos revelaram "mais detalhes" nesta sexta-feira (27) sobre o acordo comercial firmado no início deste mês durante as negociações em Londres.
Segundo o Ministério do Comércio chinês, Washington irá cancelar uma série de medidas restritivas" contra seu governo. Já a Casa Branca afirmou que houve avanços sobre as remessas de terras raras do país asiático ao americano.
Também hoje, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Pequim informou que o responsável pela pasta, Wang Yi, irá a Bruxelas na próxima semana "para um diálogo estratégico de alto nível entre China e União Europeia" com sua homóloga, Kaja Kallas.
Sua missão também ajudará a definir os detalhes da cúpula entre o gigante asiático e o bloco europeu em Pequim, prevista para 24 e 25 de julho, quando irão celebrar os 50 anos de relações diplomáticas, que ocorrem às margens das acirradas disputas tarifárias com os EUA.
Em relação à guerra das tarifas entre UE e Washington, as partes acreditam que podem chegar a um acordo comercial antes de 9 de julho. Segundo a Bloomberg, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou estar confiante - durante uma reunião a portas fechadas - de que "um acordo poderia ser alcançado antes do prazo para evitar uma escalada economicamente prejudicial".
As palavras de Von der Leyen seguem o "otimismo" expresso pelo secretário de Comércio americano, Howard Lutnick.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil

