Internacional
Ministro de Defesa de Israel pede para Exército preparar plano de ação contra o Irã
O ministro de Defesa israelense, Israel Katz, afirmou nesta sexta-feira (27) que instruiu as Forças de Defesa de Israel (FDI) a preparar um plano de ação contra o Irã, garantindo que Tel Aviv tenha superioridade aérea para conter qualquer tipo de hostilidade por parte de Teerã.
Pela rede social X (antigo Twitter), Katz destacou que Israel deseja a "prevenção" da produção de mísseis iraniano, assim como o desenvolvimento do programa nuclear da República Islâmica, duramente atacado na últimas semanas tanto por israelenses como por norte-americanos.
"Instruí as Forças de Defesa de Israel a preparar um plano de ação contra o Irã que inclua a manutenção da superioridade aérea de Israel, a prevenção do desenvolvimento de um programa nuclear e da produção de mísseis, e a retaliação contra o Irã por seu apoio a atividades terroristas contra Israel. Agiremos regularmente para prevenir ameaças dessa natureza."
A situação no Oriente Médio se agravou em 13 de junho, quando Israel lançou ataques em larga escala contra o Irã, acusando Teerã de implementar um programa nuclear militar secreto.
O Irã retaliou aos ataques israelenses atingindo alvos militares dentro de Israel. Também negou a dimensão militar de seu programa nuclear, alegação sustentada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que afirmou não ter evidências da posse de armas nucleares por Teerã.
Em 22 de junho, os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas — Natanz, Fordow e Isfahan — levando Teerã a lançar um ataque com mísseis contra a base aérea de Al-Udeid, no Catar, na última segunda-feira (23).
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite de segunda-feira que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo para encerrar a "guerra de 12 dias". Na terça-feira (24), Trump afirmou que o cessar-fogo entre Irã e Israel estava em vigor, convidando as partes a não o violar.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil


