Internacional
G7 concorda em isentar empresas dos EUA de impostos corporativos concordados em 2021
Os Estados-membros do Grupo dos Sete (G7) concordaram em isentar empresas dos EUA da Regra de Inclusão de Renda (IIR) e da Regra de Lucros Subtributados (UTPR) em seus territórios, em reconhecimento às regras tributárias mínimas existentes nos EUA às quais essas empresas estão sujeitas. O anúncio foi feito em declaração conjunta neste sábado (28).
A iniciativa foi proposta pelo Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, no início de 2025.
"Um sistema paralelo excluiria completamente os grupos de matriz norte-americana do UTPR e do IIR em relação aos seus lucros nacionais e estrangeiros", diz o comunicado.
Este novo sistema "facilitará ainda mais o progresso para estabilizar o sistema tributário internacional" e promoverá o diálogo sobre "a preservação da soberania tributária de todos os países", de acordo com a declaração.
O acordo tributário, desenvolvido cob o comando da OCDE, envolveu quase 140 países e foi assinado em 2021, estabelece uma alíquota mínima de imposto global de 15% para multinacionais que atual em outro território que não o doméstico.
BRICS supera o G7
"O BRICS representa atualmente mais de 37% do PIB global em termos nominais. Seu crescimento econômico é próximo a 4,4% ao ano", disse Sergei Katyrin, presidente da Câmara de Comércio e Indústria russa, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).
Ele também enfatizou que os parceiros do BRICS são fundamentais para o comércio externo da Rússia. Em 2024, o comércio entre as partes aumentou 17,5%.
"Em 2024, o comércio entre os países do BRICS atingiu quase US$ 678 bilhões. O comércio global cresceu a uma taxa de 3% ao ano na última década, o comércio do BRICS com o resto do mundo a uma taxa de 2,9% ao ano e o comércio intra-BRICS a uma taxa de 10,7% ao ano", enfatizou o executivo.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil


