Internacional
Peru não vai enviar estrangeiros deportados dos EUA para prisões, diz Ministério da Justiça
O Peru não aceitará estrangeiros deportados dos EUA em suas prisões, afirmou o ministro da Justiça, Juan Alcantara. Segundo ele, a legislação peruana não prevê essa possibilidade, contrariando os esforços de Washington para firmar acordos com países que recebam imigrantes ilegais.
O Peru não enviará cidadãos de terceiros países deportados dos Estados Unidos para suas prisões, afirmou o ministro da Justiça peruano, Juan Alcantara Medrano, enquanto Washington continua tentando convencer diversos países a aceitar imigrantes ilegais.
"É contraproducente para nós aceitar em nosso país cidadãos de outros países que foram deportados ou cometeram crimes. Não existe essa possibilidade, pois não está prevista nas leis existentes", disse Alcantara, citado por seu ministério.
De acordo com as regras de extradição, o Peru pode receber de volta peruanos condenados no exterior para cumprirem suas penas em casa e deportar estrangeiros que tenham cometido crimes no Peru, acrescentou o ministro.
Em 25 de junho, o The New York Times noticiou, citando documentos e autoridades governamentais, que os EUA haviam contatado 58 países para negociar acordos que permitiriam a deportação de imigrantes ilegais. Apenas sete países teriam concordado, enquanto as negociações com os demais estão em andamento.
Durante sua posse em 20 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu interromper imediatamente a entrada de imigrantes ilegais nos EUA e começar a extraditar milhões de migrantes que já vivem lá. Ele declarou o estado de emergência nacional devido à crise na fronteira sul dos EUA.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió


