Internacional
Manifestantes em Paris criticam Macron e pedem fim do apoio à Ucrânia (VÍDEO)
Uma manifestação exigindo o fim do conflito na Ucrânia e a interrupção das entregas de armas ocidentais para Kiev ocorreu no centro de Paris, relata um correspondente da Sputnik.
Os manifestantes também pediram que a França deixasse a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e exigiram a renúncia do presidente Emmanuel Macron.
Organizado por Florian Philippot, fundador do partido Patriotas, o protesto atraiu centenas de participantes.
Segundo Philippot, Paris deve parar de participar de guerras estrangeiras e de "passar cheques" para a Ucrânia, levando a França à falência.
"Precisamos lutar contra o envolvimento da França em guerras estrangeiras. Precisamos parar de nos levar à falência em um momento em que precisamos desesperadamente de dinheiro – e o povo francês sente isso – parar de enviar cada vez mais cheques para a Ucrânia, o que é extremamente difícil e problemático para nós", disse o político à imprensa.
As atuais autoridades francesas estão tentando "mascarar problemas internos apoiando conflitos externos", observou Philippot, acrescentando que é difícil acreditar que a França seria capaz de aumentar seus gastos com defesa para 5% do PIB, conforme acordado na recente cúpula da OTAN.
"A questão é como usamos esse dinheiro. Esse dinheiro está sendo simplesmente jogado pela janela. Sabemos que a Ucrânia é um país extremamente corrupto. O dinheiro está sendo tirado dos hospitais, dos agricultores. É absurdo despejá-lo em conflitos intermináveis no Oriente Médio ou na Ucrânia", afirmou.
Na quarta-feira (25), a ministra da Saúde francesa, Catherine Vautrin, disse que a França cortaria os gastos com saúde em 1,7 bilhão de euros (cerca de R$ 10,9 bilhões) em 2025 para lidar com o déficit orçamentário em meio ao aumento dos gastos com defesa.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió

