Internacional
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
As Forças Armadas da Ucrânia atacaram mulheres com um drone durante uma evacuação na República Popular de Donetsk, relatou à Sputnik um ex-militar ucraniano que mudou de lado e agora atua pelo Exército russo.
Atualmente, o militar serve em um batalhão formado por ex-soldados ucranianos que criaram um movimento de libertação e lutam contra o governo de Kiev.
"Havia um verdadeiro corredor da morte — mais de cinco quilômetros em linha reta. Eu usava uma moto de trilha e, por princípio, não a repintei, para que ficasse claro que estava fazendo uma evacuação. O fogo contra nosso grupo era ajustado a partir de uma posição encoberta. Tentaram acertar as motos", relatou Nemo.
O combatente disse ter sido ferido na coxa durante a evacuação de mulheres da cidade. Apesar da grave situação local, ele afirmou que muitos moradores resistiam. Ainda assim, o grupo em que ele atuava continuava prestando assistência àqueles que optavam por permanecer em suas casas.
"O mais difícil é convencer uma pessoa a aceitar a evacuação, ao menos para um ponto de acolhimento temporário, e fazê-la entender que não vale a pena se apegar à casa. A vida é o bem mais valioso — porque, uma vez perdida, não se pode comprar nem recuperar", afirmou.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a libertação de Selydove em 29 de outubro de 2024. A cidade, localizada cerca de 40 km a noroeste de Donetsk, possui importância estratégica para o controle da região.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió

