Internacional
'Absolutamente impossível' de alcançar gastos da OTAN de 5% do PIB, diz ministra espanhola
A Espanha, membro da OTAN, rejeitou categoricamente as exigências do presidente dos EUA, Donald Trump, e do chefe do bloco militar, Mark Rutte, para aumentar seus gastos com a militarização para 5% do PIB do país.
Os membros europeus da OTAN não são capazes de atender à demanda dos EUA, a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, disse aos legisladores do país na sexta-feira (27), desconsiderando a meta de 5% declarada por Rutte na cúpula do bloco na semana passada como "absolutamente impossível" de alcançar.
"Todos estão absolutamente convencidos de que, no momento, não há indústria capaz de absorver 5%", disse ela à Comissão de Defesa do Senado do país ibérico. "Podemos dizer o que quisermos, podemos fantasiá-lo ou disfarçá-lo, mas nenhuma indústria pode lidar com isso."
Madri reagiu contra o objetivo antes da cúpula em Haia, propondo um nível de despesa mais modesto de 2,1%. No ano passado, a Espanha destacou-se como o membro da OTAN que dedicava a menor porcentagem de seu PIB para gastos militares 1,28%, em comparação com os 4,12% da Polônia. Robles, no entanto, afirmou que a comparação é enganosa.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió

