Geral

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Maceió e 25 cidades do interior de Alagoas

Órgão federal alerta para risco de alagamentos e deslizamentos até esta quarta-feira; população deve adotar medidas preventivas

Cinara Corrêa 01/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas intensas para Maceió e 25 cidades do interior de Alagoas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta terça-feira (1º), um novo alerta amarelo de perigo potencial devido ao acumulado de chuvas que atinge Maceió e outros 25 municípios do interior alagoano. O aviso tem validade até as 10h desta quarta-feira (2) e orienta moradores a redobrarem a atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva nas cidades contempladas pelo alerta pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Apesar do risco considerado baixo, a combinação de solo encharcado e infraestrutura vulnerável pode provocar transtornos, principalmente em localidades que historicamente enfrentam problemas durante o período chuvoso.

 Recomendações de segurança

O instituto reforçou algumas orientações básicas que devem ser seguidas pela população até o fim da vigência do alerta:

Evitar enfrentar o mau tempo, permanecendo em locais seguros sempre que possível.

Observar alterações nas encostas e taludes, especialmente em áreas de morro ou barranco.

Não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Buscar informações e orientações junto aos órgãos competentes, como a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob alerta

O aviso abrange as seguintes cidades:

Barra de Santo Antônio, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Satuba.

A previsão do tempo pode sofrer alterações nas próximas horas, e novos avisos podem ser emitidos conforme a evolução do quadro meteorológico. Moradores das áreas afetadas devem permanecer atentos às comunicações oficiais e seguir todas as instruções de segurança.