Internacional
Rubio: a partir de hoje (1º), a Usaid deixará oficialmente de implementar assistência externa
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta terça, 1º, que os cidadãos do país "não devem pagar impostos para financiar governos falidos em terras distantes", e que, a partir de 1º de julho, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) deixará oficialmente de implementar assistência externa. Em um artigo sobre as mudanças na atuação americana no exterior, especialmente criticando a Usaid, ele afirmou que, no futuro, a assistência será direcionada e limitada no tempo.
"Favoreceremos as nações que demonstraram capacidade e disposição para se ajudarem e direcionaremos nossos recursos para áreas onde possam ter um efeito multiplicador e catalisar o setor privado duradouro, incluindo empresas americanas, e o investimento global", escreveu. "A era de ineficiência sancionada pelo governo chegou oficialmente ao fim. Sob o governo Trump, finalmente teremos uma missão de financiamento estrangeiro nos Estados Unidos que prioriza nossos interesses nacionais", afirmou Rubio.
"Programas de assistência externa alinhados às políticas do governo - e que promovam os interesses americanos - serão administrados pelo Departamento de Estado, onde serão executados com mais responsabilidade, estratégia e eficiência", disse.
"Após interagir com nações da América Latina e da África, ouvimos constantemente que os países em desenvolvimento querem investimentos que os capacitem a crescer de forma sustentável, e não décadas de apoio condescendente administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) ou pela Usaid", apontou o secretário.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

